R=
Florestas foram derrubadas, pântanos foram drenados e áreas livres foram
ocupadas. A população aumentou mais rápido do que a produção, e muitos servos
foram expulsos, formando um grande número de marginalizados miseráveis.
2- Quais eram os objetivos das Cruzadas?
R= nobres e
servos foram encorajados a conquistar as terras sob o poder dos muçulmanos,
pois isto dificultava peregrinações para Jerusalém, sagrada para cristãos.
Nesta “Guerra Santa” os infiéis seriam combatidos e convertidos ao
cristianismo. Outro objetivo era solucionar o problema com o aumento
populacional. O papa Urbano II garantiu que todos os participantes da expedição seriam
absolvidos de seus pecados, fato que motivou diversos nobres a abandonarem suas
terras para lutar no Oriente.
3- O que era um entreposto?
R= local de
depósito ou distribuição de mercadorias; lugar estratégico na costa do mar
Mediterrâneo, onde mercadores compravam especiarias vindas de locais mais distantes.
4- Por quais motivos a Terceira e Quarta
Cruzada merecem destaque especial?
R= a
terceira (1889-1892), conhecida como a Cruzada dos Reis, contou com a presença
de importantes reis da época (Ricardo Coração de Leão, da Inglaterra; Filipe
Augusto, da França e Frederico Barba Ruiva, da Germânia). A quarta ficou
conhecida pelo desvio radical do seu plano inicial de tomar Jerusalém, atacando
e conquistando Constantinopla.
5- Qual o significado do termo escambo?
R= troca de
mercadorias ou serviços sem fazer uso de dinheiro (moeda).
6- O que significa monopólio?
R= domínio exclusivo de um grupo de pessoas ou
empresas sobre determinada atividade econômica ou produto.
7- Comente os resultados do Renascimento
urbano para Gênova e Veneza.
R= Estas cidades ficaram ricas, despertaram nos
europeus o gosto pelo uso de especiarias e novos alimentos (pimenta, cravo, açúcar,
arroz, canela) e pelo comércio de marfim, tecidos, perfumes, tapeçarias, entre
outros. O escambo foi gradativamente sendo substituído pelo uso de moedas
devido ao crescimento comercial.
8- Comente sobre os burgos.
R= com o
crescimento comercial foram formados novos núcleos urbanos em cidades muradas
que desenvolviam o comércio e o artesanato denominadas burgos. Atraíram servos,
andarilhos e marginais empobrecidos. Surgiram feiras no cruzamento entre rotas
(tais como a de Champagne, no interior da
França, e a de Flandres) e foram formadas redes de comerciantes, tal
como a Liga Hanseática.
9- O que eram as Corporações de Ofício?
R=associação
de comerciantes e artesãos que estavam associados para proteger os seus
interesses, organizadas de acordo com diferentes categorias profissionais
(sapateiros, padeiros, carpinteiros). Eram lideradas por mestres e abaixo deles
estavam os companheiros ou oficiais que era remunerados de acordo com a jornada
de trabalho (jornaleiros). Recebiam aprendizes que em troca de trabalho
recebiam casa, comida e aprendiam o ofício.
10- O que facilitou o surgimento da atividade
bancária na Europa?
R= o
comércio entre regiões distantes estabeleceu a necessidade de câmbio de valores, empréstimo de dinheiro para
financiar o comércio de longa distância, a utilização de cartas de crédito para
proteger viajantes.
11- Comente o domínio feudal nos burgos.
R= Apesar
do enriquecimento, os burgos continuavam nas mãos dos senhores feudais, que
cobravam tributos e serviços dos seus moradores. A autonomia era obtida por
meio de luta armada ou da comprada de cartas de franquias. As cidades
independentes eram chamadas de repúblicas na Itália, de Comunas na França e de
cidades livres na Alemanha.
12- O que é um mercenário?
R=soldado
que serve um exército, em geral estrangeiro, em troca de pagamento.
13- Defina em linhas gerais as principais
características das monarquias nacionais centralizadas.
R= Na
centralização do poder nas mãos de um nobre mais poderoso, de maneira geral, o
rei deveria subjugar os outros nobres e a igreja, delimitar fronteiras
nacionais por meio da guerra e de
tratados, criar um exército nacional permanente ou com uso de mercenários,
criar impostos e leis nacionais, ter uma moeda unificada e um sistema de pesos
e medidas, além de criar uma burocracia administrativa e o sentimento de
identidade cultural (por meio de língua unificada, símbolos e História).
14- Qual foi o motivo para a imposição da Magna
Carta?
R= Dizem
que foi pelos altos impostos sobre a população, associada aos fracassos
políticos e militares do rei, que aumentaram o descontentamento dos ingleses. A
Magna Carta fortalecia a nobreza e restringia a autoridade real. Mas quem
realmente oprimia a população eram os senhores feudais.
15- Como a unidade do Sacro-Império Germânico era
diferente da monarquia francesa?
R= a
aliança entre as centenas de ducados, arcebispados e principados era mais
simbólica e religiosa do que econômica e política. Os poderes locais se sobrepunham
ao poder central do imperador.
16- Descreva a causa da Guerra dos 100 anos.
R= o
conflito entre Inglaterra e França foi ocasionado por uma questão de sucessão,
pois após a morte do último rei da Dinastia Capetíngia, Carlos IV, ocorreu uma
disputa no qual Eduardo III, rei da Inglaterra, exigia o trono por ser neto por
linha materna de Felipe, o Belo. Esta ideia esbarrava na Lei Sálica, segundo o
qual o poder na França deveria ser transmitido pela linhagem masculina.
17- Descreva as causa e a solução da Guerra das
Duas Rosas.
R= Ocorreu
uma guerra civil na Inglaterra no qual Os Lancaster (representados por uma rosa
vermelha) e os York (representados por uma rosa branca), lutava pelo direito de suceder Henrique VI, que era dos
Lancaster. A situação foi resolvida com as ascensão de Henrique VII, um Tudor,
descendente da família de Lancaster, mas casado com a herdeira dos York.
18- Qual a razão para surgimento das
universidades?
R= as escolas
monásticas, voltadas para a formação de religiosos e nobres, não atendia mais
as exigências surgidas com o fortalecimento das cidades, novas escolas atendiam
aos filhos dos mercadores e artesãos enriquecidos. No geral estudava cerca de 8
anos (o trivium, composto por Gramática, Retórica e Lógica; e o quadrivium,
composto por Aritmética, Geometria, Astronomia e Música.
19- Descreva as ideias de Tomás de Aquino.
R= elaborou
uma doutrina para conciliar a fé com a razão. Baseada na racionalidade das
coisas do mundo cotidiano se opunha ao pensador platônico Santo Agostinho e o
seu “mundo das ideias”. Negava a predestinação humana e admitia o
livre-arbítrio. Defendia a ideia de preço justo e procurava preservar as
estruturas da Igreja e da sociedade feudal.
20- Quais eram as ideias do franciscano Roger
Bacon?
R= Era
defensor do experimentalismo, pois toda a verdade deveria ser comprovada pela
experiência, pela observação da natureza e dos seus fenômenos.
21- Qual é a importância da Divina Comédia para
a Literatura?
R= A obra
do florentino Dante Alighieri, é a primeira obra escrita em língua vernácula,
dividida em três partes: Inferno, Purgatória e Paraíso. No Inferno e no
Purgatório o narrador encontra autoridades eclesiásticas, tornando a obra uma
crítica política.
22-
Diferencie
a arquitetura do estilo românico do estilo gótico.
R = O
românico tinha poucas janelas, as paredes de pedra eram grossas, e os pilares
reforçados. Protegia contra invasões e buscava isolar o fiel do mundo exterior
para ele conversar com Deus. Já o estilo gótico possuía catedrais muito altas,
com torres, portais e muitos vitrais, sendo mais iluminada que as igrejas
românicas, valorizando o mundo terreno e a natureza.
23-
O que foi
a Peste Negra¿
R= doença
altamente contagiosa causada pela Yersinia pestis, transmitida pelas pulgas de
roedores. A doença teria vindo da trazida por comerciantes venezianos e
genoveses, e foi facilitada pela falta de higiene nas cidades. Causou forte
redução demográfica. Judeus foram perseguidos acusados de transmitir a doença e
foram vítimas de massacres e perseguições.
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