Cotidiano e História Medieval -
Parte I: "O Turco e o xadrez."
A
forma atual do xadrez surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do século
XV, durante o Renascimento, após ter evoluído de origens s persas e indianas. O
jogo pertence família do Xianqgi e do
Shogi; e segundo historiadores todos seriam originados do Chaturanga, jogado na
índia no século VI. É um dos jogos mais populares do mundo, sendo jogado pela
internet, e em uma série de campeonatos presenciais, inclusive em interclasses
escolares. Por ser um jogo de estratégia e tática, raramente envolve sorte (a
sorte parece presente apenas nos jogos amadores).
O
formato original, de acordo com uma das suas mitologia está ligado a história
de um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa, que apresentou o tabuleiro
para um poderosos rajá que havia perdido o filho em batalha e estava em
constante depressão, descuidando de si e do reino. Havia peças representando a
infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal
vizir e o próprio rajá. Em outra história, o jogo haveria sido criado para
distrair os participantes do cerco na Batalha de Tróia.
Regras
modernas para o movimento de algumas peças surgiram na Europa Medieval, quando
peões passaram a mover-se duas casas no primeiro movimento e passaram a tomar
outros peões, além de bispos e damas (esta última a peça mais perigosa do
jogo). Os peões, o bispo da igreja, a torre do castelo, os cavalos da nobreza,
o rei e sua rainha. Temática medieval!!! Principalmente quando for incorporada
a ideia do sacrifício de peças para defender a coroa real.
Além
do seu aspecto social e histórico, o jogo é uma ótima peça para estudar
Matemática. Em 1796, foram criados algoritmos que possibilitaram que uma
máquina fosse capaz de jogar xadrez. Mas o Turco, que tornou-se famoso na
Europa, era uma engenhosa fraude que permiti esconder um anão em suas
engrenagens para operar um braço mecânico que movia as peças. Registros
defendem que a "máquina" venceu Napoleão Bonaparte e Benjamin
Franklin.
Na
atualidade, os soviéticos dominam acerca da quantidade de títulos obtidos,
sendo que grandes mestres como Garry Kasparov (1996-97) e Vladmir Kramnik
(2002) jogaram contra supercomputadores e como o passar do tempo foram
superados por estes. Em 2007, o programa Rybka se mostrou superior a qualquer
jogador humano (dá até medinho destas máquinas superadoras).
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