sexta-feira, 19 de junho de 2015

Capítulo 4 - Atividades: Baixa Idade Medieval

R= Florestas foram derrubadas, pântanos foram drenados e áreas livres foram ocupadas. A população aumentou mais rápido do que a produção, e muitos servos foram expulsos, formando um grande número de marginalizados miseráveis.
2-      Quais eram os objetivos das Cruzadas?
R= nobres e servos foram encorajados a conquistar as terras sob o poder dos muçulmanos, pois isto dificultava peregrinações para Jerusalém, sagrada para cristãos. Nesta “Guerra Santa” os infiéis seriam combatidos e convertidos ao cristianismo. Outro objetivo era solucionar o problema com o aumento populacional. O papa Urbano II garantiu que todos os participantes da expedição seriam absolvidos de seus pecados, fato que motivou diversos nobres a abandonarem suas terras para lutar no Oriente.
3-      O que era um entreposto?
R= local de depósito ou distribuição de mercadorias; lugar estratégico na costa do mar Mediterrâneo, onde mercadores compravam especiarias vindas de locais mais distantes.
4-      Por quais motivos a Terceira e Quarta Cruzada merecem destaque especial?
R= a terceira (1889-1892), conhecida como a Cruzada dos Reis, contou com a presença de importantes reis da época (Ricardo Coração de Leão, da Inglaterra; Filipe Augusto, da França e Frederico Barba Ruiva, da Germânia). A quarta ficou conhecida pelo desvio radical do seu plano inicial de tomar Jerusalém, atacando e conquistando Constantinopla.
5-      Qual o significado do termo escambo? 
R= troca de mercadorias ou serviços sem fazer uso de dinheiro (moeda).
6-      O que significa monopólio?
R=  domínio exclusivo de um grupo de pessoas ou empresas sobre determinada atividade econômica ou produto.
7-      Comente os resultados do Renascimento urbano para Gênova e Veneza.
R=  Estas cidades ficaram ricas, despertaram nos europeus o gosto pelo uso de especiarias e novos alimentos (pimenta, cravo, açúcar, arroz, canela) e pelo comércio de marfim, tecidos, perfumes, tapeçarias, entre outros. O escambo foi gradativamente sendo substituído pelo uso de moedas devido ao crescimento comercial.
8-      Comente sobre os burgos.
R= com o crescimento comercial foram formados novos núcleos urbanos em cidades muradas que desenvolviam o comércio e o artesanato denominadas burgos. Atraíram servos, andarilhos e marginais empobrecidos. Surgiram feiras no cruzamento entre rotas (tais como a de Champagne, no interior da  França, e a de Flandres) e foram formadas redes de comerciantes, tal como a Liga Hanseática.
9-      O que eram as Corporações de Ofício?
R=associação de comerciantes e artesãos que estavam associados para proteger os seus interesses, organizadas de acordo com diferentes categorias profissionais (sapateiros, padeiros, carpinteiros). Eram lideradas por mestres e abaixo deles estavam os companheiros ou oficiais que era remunerados de acordo com a jornada de trabalho (jornaleiros). Recebiam aprendizes que em troca de trabalho recebiam casa, comida e aprendiam o ofício.
10-   O que facilitou o surgimento da atividade bancária na Europa?
R= o comércio entre regiões distantes estabeleceu a necessidade  de câmbio de valores, empréstimo de dinheiro para financiar o comércio de longa distância, a utilização de cartas de crédito para proteger viajantes.
11-   Comente o domínio feudal nos burgos.
R= Apesar do enriquecimento, os burgos continuavam nas mãos dos senhores feudais, que cobravam tributos e serviços dos seus moradores. A autonomia era obtida por meio de luta armada ou da comprada de cartas de franquias. As cidades independentes eram chamadas de repúblicas na Itália, de Comunas na França e de cidades livres na Alemanha.
12-   O que é um mercenário?
R=soldado que serve um exército, em geral estrangeiro, em troca de pagamento.
13-   Defina em linhas gerais as principais características das monarquias nacionais centralizadas.
R= Na centralização do poder nas mãos de um nobre mais poderoso, de maneira geral, o rei deveria subjugar os outros nobres e a igreja, delimitar fronteiras nacionais por meio da guerra  e de tratados, criar um exército nacional permanente ou com uso de mercenários, criar impostos e leis nacionais, ter uma moeda unificada e um sistema de pesos e medidas, além de criar uma burocracia administrativa e o sentimento de identidade cultural (por meio de língua unificada, símbolos e História).
14-   Qual foi o motivo para a imposição da Magna Carta?
R= Dizem que foi pelos altos impostos sobre a população, associada aos fracassos políticos e militares do rei, que aumentaram o descontentamento dos ingleses. A Magna Carta fortalecia a nobreza e restringia a autoridade real. Mas quem realmente oprimia a população eram os senhores feudais.
15-      Como a unidade do Sacro-Império Germânico era diferente da monarquia francesa?
R= a aliança entre as centenas de ducados, arcebispados e principados era mais simbólica e religiosa do que econômica e política. Os poderes locais se sobrepunham ao poder central do imperador.
16-   Descreva a causa da Guerra dos 100 anos.
R= o conflito entre Inglaterra e França foi ocasionado por uma questão de sucessão, pois após a morte do último rei da Dinastia Capetíngia, Carlos IV, ocorreu uma disputa no qual Eduardo III, rei da Inglaterra, exigia o trono por ser neto por linha materna de Felipe, o Belo. Esta ideia esbarrava na Lei Sálica, segundo o qual o poder na França deveria ser transmitido pela linhagem masculina.
17-   Descreva as causa e a solução da Guerra das Duas Rosas.
R= Ocorreu uma guerra civil na Inglaterra no qual Os Lancaster (representados por uma rosa vermelha) e os York (representados por uma rosa branca), lutava pelo  direito de suceder Henrique VI, que era dos Lancaster. A situação foi resolvida com as ascensão de Henrique VII, um Tudor, descendente da família de Lancaster, mas casado com a herdeira dos York.
18-   Qual a razão para surgimento das universidades?
R= as escolas monásticas, voltadas para a formação de religiosos e nobres, não atendia mais as exigências surgidas com o fortalecimento das cidades, novas escolas atendiam aos filhos dos mercadores e artesãos enriquecidos. No geral estudava cerca de 8 anos (o trivium, composto por Gramática, Retórica e Lógica; e o quadrivium, composto por Aritmética, Geometria, Astronomia e Música.
19-   Descreva as ideias de Tomás de Aquino.
R= elaborou uma doutrina para conciliar a fé com a razão. Baseada na racionalidade das coisas do mundo cotidiano se opunha ao pensador platônico Santo Agostinho e o seu “mundo das ideias”. Negava a predestinação humana e admitia o livre-arbítrio. Defendia a ideia de preço justo e procurava preservar as estruturas da Igreja e da sociedade feudal. 
20-   Quais eram as ideias do franciscano Roger Bacon? 
R= Era defensor do experimentalismo, pois toda a verdade deveria ser comprovada pela experiência, pela observação da natureza e dos seus fenômenos.  
21-   Qual é a importância da Divina Comédia para a Literatura?
R= A obra do florentino Dante Alighieri, é a primeira obra escrita em língua vernácula, dividida em três partes: Inferno, Purgatória e Paraíso. No Inferno e no Purgatório o narrador encontra autoridades eclesiásticas, tornando a obra uma crítica política.
22-   Diferencie a arquitetura do estilo românico do estilo gótico.  
R = O românico tinha poucas janelas, as paredes de pedra eram grossas, e os pilares reforçados. Protegia contra invasões e buscava isolar o fiel do mundo exterior para ele conversar com Deus. Já o estilo gótico possuía catedrais muito altas, com torres, portais e muitos vitrais, sendo mais iluminada que as igrejas românicas, valorizando o mundo terreno e a natureza.
23-   O que foi a Peste Negra¿

R= doença altamente contagiosa causada pela Yersinia pestis, transmitida pelas pulgas de roedores. A doença teria vindo da trazida por comerciantes venezianos e genoveses, e foi facilitada pela falta de higiene nas cidades. Causou forte redução demográfica. Judeus foram perseguidos acusados de transmitir a doença e foram vítimas de massacres e perseguições.

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