sábado, 13 de junho de 2015

Jornal: explicando imagens

Uma coluna interessante pode ser criada para explicar as mais diversas imagens encontradas em todo lugar. O marketing utiliza o recurso de citações históricas e culturais com frequência para que seu alvo perceba o produto:
Comprei este azeite pela referência direta ao deus grego Apolo. 


Na mesma semana em que o azeite acabou eu estava participando de um evento no Centro de Ensino Médio 02 e encontrei esta pintura fascinante. É um projeto excelente, executado por alguns professores de artes de Brasília. A lenda conta que Apolo, o mais belo deus do Olimpo, autoconfiante com seu arco de prata, irrita o Cupido com sua arrogância. Assim, o Cupido teria lançado duas flechas, uma de amor em Apolo e outra de chumbo na ninfa Dafne, filha do rio-deus Peneu, que afastava o amor.
            Doente de amor, Apolo começou o assédio sobre Dafne, que recusando todos os pretendentes, não deixou de recusar o belo deus. Apolo então começou uma perseguição a Dafne, que corria desesperada pela floresta tentando evitá-lo. Ele estava cada vez mais próximo de seu objetivo quando Dafne suplica ao seu pai, ao vê-lo entre as árvores, que parasse com o sofrimento. Peneu então, vendo que Apolo já tocava os cabelos da filha, a enfeitiça. Dafne sente seu corpo adormecer, sua pele se transformando em casca, os cabelos em folhas, os braços enrijeceram e viraram galhos, os pés fincaram-se no chão virando raízes.
            Transtornado, Apolo se agarra à árvore que fora seu grande amor e chora, dizendo que os ramos do loureiro sempre o acompanharão em sua coroa verde e vistosa, participando de seus triunfos eternamente. Dessa maneira, os ramos de loureiro ficaram associados a Apolo, tanto que nos Jogos Olímpicos ele ainda constitui parte do prêmio


Esta outra faz parte de uma revista de moda que vende roupas criada pela Riachuelo. Peguei várias revistas, elas são bem grandes, em conjunto com meu irmão, o meu pai, e um grande amigo, o Fábio. Pegamos quase todas as propagandas da loja e as guardo até hoje. Esta imagem é uma revisão do exército americano levantando a bandeira em Iwo Jima. 

Esta última era um envelope com guardanapos no Brasil Vexado. Almocei por lá na segunda (fiquei arrependido com o estranho gosto do bife acebolado). Mas a imagem é bem executada. Como é um restaurante de comida nordestina eles souberam utilizar bem a figura do cangaço e o burrinho ficou bem bacana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário