domingo, 14 de junho de 2015

Jornal - carta com o conteúdo de História Medieval

Orientação: a carta deve conter tópicos de Idade Medieval. Pode ser um personagem da época ou não, desde que o conteúdo seja contemplado. O objetivo é mais literário do que detalhista, tendo em vista que o escritor provavelmente usará sua linguagem e um ponto de vista contemporâneo para pensar os fatos citados. Abaixo, alguns exemplos:

Caros habitantes da cidade;
                Escrevo esta carta para reclamar da situação dos meus amigos cães mortos durante o cerco a cidade. Foi absurdo e sei que só fui poupado porquê sou Alfredo, o cão real. Quando era um jovem cachorrinho estava em uma caçada com os filhos do rei e os salvei de um ataque selvagem de lobos furiosos, fato que me rendeu honrarias na cidade, carne fresca e uma posição privilegiada como cachorro favorito dos nobres que comandam o Castelo Rocksteady. Mas vocês deveriam tomar vergonha, poderiam ter feito mais pães ou cultivado mais vegetais com a utilização da rotação trienal de culturas. Mas como são viciados em carne notei o desaparecimento de ratos, gatos e depois dos cachorros. Fato absurdo pensarem que não temos alma. Se eu tivesse hidrofobia, morderia todos vocês para que tivessem mortos terríveis, exceto meus fantásticos donos que preferiram deixar alguns camponeses morrerem de fome ao invés de me sacrificar. Eles são gente muito boa. Entendem o significado de honra e nobreza!
ass: Alfredo, o cão real.

Caros pais do estudante remelento e chorão,

                Fiquei extremamente revoltado com um aluno remelento e chorão que teve a ousadia e a audácia maligna de vociferar que as aulas de História serviam apenas para mero decoreba e que poderiam ser eliminadas do currículo. Este jovem vassalo seria punido com as de aulas detalhadas, o guri foi incapaz de perceber a relação entre a História Medieval e o cotidiano da sua vidinha. 
                Para início de coversa o jovem é religioso. Para ser mais específico, Católico Apostólico Romano. Ele não sabia. E não sabia que o papa era o líder da hierarquia, com o poder de excomungar os maiores pecadores. Se o meu coração não fosse puro, eu excomungaria esta alma do meu feudo (sala de aula). Mesmo que ele fosse protestante ou adventista, ele precisa compreender o poder medieval da igreja. 
                Foi explicado que boa parte dos desenhos que ele tem assistido possuem relações diretas com a tal "Era das Trevas". A Hora da Aventura, no qual o humano Finn é o irmão de um cachorro Mágico, possui princesas, castelos e guerreiros que lutam pelos ideais de cavalaria, além de uma caravana de monstros que possuem aspectos de medievalismo. Parece que a "Aventura começa" e a cabeça do seu filho desliga. Ele assistiu Vingadores e não percebeu que os Vikings eram politeístas, nem mesmo depois que mostrei o significado no dicionário. Acho que ele tem raiva de vocabulário. Muita raiva mesmo, é tanta raiva que poderia ser confundido com um lobisomem maligno e hidrofóbico. Ele também não percebeu que os sayajins de Dragon Ball Z, que possuem membros da nobreza e de classes inferiores, e que apenas aquele com o coração puro iria virar super-sayajin é uma referência descarada a lenda do Rei Artur, no qual apenas o mais nobre poderia retirar a espada da pedra. Deu vontade de jogar um Kamehamehá na cara dele.  Mas deixa a cultura popular que ele adora pra lá, isso poderia gerar uma tese de doutorado e o meu tempo é curto.
                Expliquei que o vestuário das camisas com botões, calças longas, óculos e cuecas e calcinhas foram costumes  que ganharam forças no período. Os jogos de baralho com reis, rainhas, valetes e curingas e os de xadrez com seus peões, bispos, torres, cavalos, reis e rainhas são inegavelmente reestruturados nos tempos medievos.
                Olha, eu sei que a tortura é feia e a Inquisição usou bastante. Principalmente na Era Moderna, período em que mais bruxas foram queimadas. Entretanto, o menino precisa de um surra. Bate e joga sal.
                Brincadeirinha! Seu guri tirou 10 e esta carta foi forjada pelo próprio e não pelo professor. O professor é péssimo e não sabe explicar. Mas como sou alfabetizado e sei ler....encontrei tudo no livro didático!!!
                Eu poderia escrever muito mais, entretanto isto já é mais do que suficiente pro senhor pagar aquele dívida com juros(Yes! Sou um agiota) e comprar aquele jogo do Assassins Creed que acontece durante a 3ª Cruzada, aquela com os reis famosos, e que explicam o fato do senhor me chamar de Felipe Frederico Augusto Leão da Barba Vermelha Silva.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário